Skip links

[:pt]Toots and the Maytals lançam o aguardado “Got to be Tough”[:en]TOOTS AND THE MAYTALS RELEASE FIRST STUDIO ALBUM IN A DECADE[:]

[:pt]

O primeiro disco de estúdio em uma década está lançado através do selo Trojan Jamaica / BMG

ESCUTE AQUI.

Em tempos de incertezas políticas e sociais, a volta da voz de Toots Hibbert não poderia ser mais do que bem-vinda. Voz essa que ressoa desde o início do ska, durante o movimento pelos direitos civis na América e a independência da Jamaica nos anos 60. Nessa época, Toots cantou icônicas verdades como “Monkey Man” e “54-46 Was My Number” – uma irônica resposta para sua injusta prisão por ganja. Desde então, ele ganhou uma visão certeira sobre os sistemas corruptos que tentam dominar populações e essa característica está em todas as suas letras. Ganhador (e múltiplas vezes indicado) de Grammys, Toots Hibbert é mestre em criar um tipo de música de resistência, que harmoniza raiva e sensibilidade chamando atenção para as injustiças sociais. Got To Be Tough é um reflexo disso.

Este novo álbum que sai via Trojan Jamaica / BMG Records conta com produção do próprio Toots Hibbert, que também toca muitos dos instrumentos e assina o arranjo do naipe de metais. A guitarra principal é de Zak Starkey (co-fundador do selo Trojan Jamaica ao lado de Sharna “Sshh” Liguz e baterista do The Who), a bateria é do mestre Sly Dunbar (da dupla Sly & Robbie) e a percussão do ícone de Nova Orleans, Cyril Neville.

Falando em percussão, vale lembrar que o ex-Beatle Ringo Starr assina a mesma na releitura de “Three Little Birds”, de Bob Marley. A faixa clássica ganhou ares de ska e ainda conta com a participação especial de Ziggy Marley na voz.

O disco Got To Be Tough  vem para renovar a carreira de quase seis décadas do homem que lançou um novo som e gênero musical com seu hit de 1968 “Do The Reggay”. Sim, Toots Hibbert cunhou o termo “reggay”, que depois passou a se referir ao estilo musical, derivado do ska e do rocksteady, que surgiu na Jamaica no final dos anos 60. 

No dia 28 de agosto, o legendário artista jamaicano Frederick “Toots” Hibbert mostra que por suas veias criativas correm todas as raízes da diáspora negra: blues, soul, r&b, funk, jazz, reggae… Toots honra e incorpora essas sonoridades, enquanto busca sobreviver e prosperar entre nossos desafios terrestres.

“É preciso ser forte quando as coisas ficam difíceis”, avisa o frontman desta instituição do reggae mundial que é a Toots and The Maytals.


ESCUTE AQUI.

 

Clipe de “Got to be Tough”

Clipe de “Warning, Warning”

Links Toots and The Maytals:

https://www.facebook.com/tootsandthemaytals/

https://twitter.com/tootsmaytals

https://www.instagram.com/tootsmaytalsofficial/

 

TROJAN JAMAICA

O selo Trojan Jamaica chega para explorar o diverso legado musical da Jamaica, desde suas raízes africanas até as infinitas inspirações vindas da música negra norte-americana como a soul music, R&B e blues. Com esse objetivo em mente, seu primeiro lançamento em julho de 2019, a coletânea Red, Gold, Green & Blue reúne estrelas como Big Youth, Mykal Rose, Andrew Tosh e Toots & The Maytals, assumindo eternas canções de nomes como Muddy Waters, Robert Johnson, Willie Dixon, Fleetwood Mac, entre outros.

A gravadora BMG assinou um contrato mundial com este novo selo, que representa a música produzida atualmente na Jamaica. A BMG é co-fundadora do Trojan Jamaica, portanto, licenciou o nome do famoso selo Trojan Records, que também faz parte de seu catálogo e de onde saiu a inspiração para este novo empreendimento. Enquanto alguns dos artistas se sobrepõem ao catálogo da Trojan Records, o Trojan Jamaica é uma marca de linha de frente totalmente independente.

A história do Trojan Jamaica começou em 2016, quando Zak Starkey – conhecido por seu trabalho como baterista do The Who, Oasis, Johnny Marr and the Healers e outros grupos – e a artista e produtora australiana Sharna “Sshh” Liguz uniram-se no projeto SSHH para reinventar o hit de Bob Marley e Peter Tosh “Get Up Stand Up” ao lado de Eddie Vedder com Carlton “Santa” Davis, Goerge “Full” Fullwood e Tony Chin, estes últimos três membros da banda jamaicana Soul Syndicate. Um vídeo dessa performance chegou ao empresário jamaicano Kingsley Cooper, que convidou o SSHH para se apresentar na inauguração do Museu Peter Tosh, em Kingston, em 2016. Em seguida, a dupla se inspirou a trabalhar no que logo se chamaria Trojan Jamaica. O anúncio do selo aconteceu em fevereiro de 2019. Com distribuição global pela gravadora BMG, sua missão é apresentar ao mundo a nova música produzida na Jamaica.

Links Trojan Jamaica:

https://www.facebook.com/trojan.jamaica/

https://twitter.com/JamaicaTrojan

https://www.instagram.com/trojanjamaica/

https://www.youtube.com/channel/UCz4gyIa-iWthYlgAkYCzjDw

https://trojanjamaica.com/

[:en]

GOT TO BE TOUGH OUT NOW

“This is the finest album in the career of Toots Hibbert. A bold statement to make regarding an artist who began recording music in 1964, and one which might stir debate, regardless however, the proof is in the playback.” – The Big Takeover

“The result is a magnificent sonic melange of the Black diaspora’s musical traditions: a powerful mixture of reggae, roots rock, soul, psychedelia and the African griot tradition” – RIFF Magazine

“It’s evident to see in Got To Be Tough, that Toots and The Maytals have not lost their relevancy in their near-50 year career. Politically minded, brutally honest but maintaining the heartfelt and soulful nature of rocksteady and ska, Got To Be Tough calls the world to task, and has them dancing all the while” – Gigwise

Frederick ‘Toots’ Hibbert remains an inspirational force for change” – NME

“‘Got To Be Tough’ is a reminder to stay strong when corrupt systems rear their heads”Rolling Stone Magazine

“full of conviction and gloriously undimmed by the years” MOJO

 

Legendary Jamaican artist Frederick “Toots” Hibberts has released his first studio album in a decade, Got To Be Tough, out now via Trojan Jamaica / BMG. The album is the first Toots has produced himself and has garnered widespread praise from the likes of Rolling Stone, Pitchfork, MOJO and UNCUT.

The energizing provocation of Got To Be Tough renews the near six-decade career of the man who launched a new sound and genre with his 1968 release, ‘Do The Reggay.’ It’s a reminder that through Toots’ creative veins run all the roots and shoots of the Black Diaspora. Blues, soul, r’n’b, funk, jazz, reggae, African griots – Toots honors, embodies and owns them. Throwing down an authoritative guide: how to survive and thrive among our earth challenges.

During a time of global social and political unrest, Toots’ welcomed return and voice couldn’t be more needed or necessary than ever. Harking back to the start of Ska, during the civil rights movement era in America and Jamaican independence in the 1960s, he has sung iconic truths such as ‘Monkey Man’ and ‘54-46 Was My Number,’ a wry but not bitter response to his unjust incarceration for ganja.

He hipped our heads in the 1970s with the dynamic pan-Africanism of ‘Funky Kingston’ and the early warning message of ‘Pressure Drop’; re-defining soul with the ‘Toots In Memphis’ LP in the 80s.

Toots has constantly evolved while staying uniquely the same.

Since his wrongful 1966 imprisonment – which spawned one of his biggest global hits ‘54-46 Was My Number’ — Toots has gained insight into the corrupt systems that try to dominate our bravest endeavors, and it is in his new resistance music, that his anger at and sensitivity to injustice in 2020 is clearer than ever. Returning with a message, with no apology – a warning, as he repeats for emphasis on his latest single.

The multiple GRAMMY® Award nominated and winning musician, vocalist, songwriter, producer and icon has made the wait worthwhile, crafting a stubborn groove, designed to inspire tenacity, while splendidly balancing joy and anger, pain and healing. Produced by Toots himself, who also plays many of the instruments on this album, alongside Zak Starkey on guitar, drums from one half of Sly and Robbie, Sly Dunbar, percussion from Cyril Neville, and a mighty horn section arranged by Toots himself.

Tough though the message is, your body has to respond to these songs, and your mind will follow. An impeccable performer himself, Toots knows that the dance itself is a primal exorcism; a greater guarantee than any that, helped by heeding this warning, we will live to Do The Reggay into the 21st century and beyond.

Got To Be Tough is available worldwide now

‘GOT TO BE TOUGH’ (ALBUM)

TRACK LIST

Drop Off Head

Just Brutal

Got To Be Tough

Freedom Train

Warning Warning

Good Thing That You Call

Stand Accuse

Three Little Birds Ft. Ziggy Marley

Having A Party

Struggle

 

[:]

Veja Mais
Arraste