Skip links

[:pt]SP_Urban Digital Festival espalha arte digital pela cidade[:]

[:pt]

4ª edição do festival de new media promove sua última etapa, até 9 de dezembro.

Em Setembro, o SP_Urban aconteceu no Mirante 9 de Julho e Auditório Ibirapuera. Em Outubro, na Cinemateca Brasileira.

A velocidade com que as novas tecnologias aparecem é tão alta que fica impossível acompanhar suas atualizações. O SP_Urban Digital Festival vem para compilar e apresentar à cidade de São Paulo as novas mídias que fomentam a cena da arte digital contemporânea e ocupar o espaço público. E, claro, apontar seus artistas e obras de media facade, unindo arquitetura, tecnologia e arte.  

Em sua 4ª edição, o SP_Urban – que fez fama na Avenida Paulista por ter estreado a instalação de milhares de clusters de led no edifício Fiesp/Sesi em 2012 – volta à locação de origem entre 25 de Novembro e 9 de Dezembro para encerrar sua temporada 2016. Serão nove obras de arte digital transmitidas em gigante escala pela Galeria de Arte Digital SESI-SP.

A interatividade com o público ficará por conta da obra “Balance” (Francisco Barreto), que irá funcionar de sexta a domingo, de 20h às 22h. Trata-se de um gamearte com o qual o participante interage através de um tablet. Na gigante tela do game – que é o próprio edifício Fiesp/SESI – o sistema da obra digital consegue transmitir o fluxo de tráfego da Avenida Paulista. Esse fluxo em tempo real é representado por elementos gráficos e o jogador precisa se manter em equilíbrio com a avenida.

Obra “Balance” no Mirante 9 de Julho, em Setembro
Obra “Balance” no Mirante 9 de Julho, em Setembro

Segue abaixo a lista dos outros artistas (sendo dois internacionais) que irão adornar o prédio durante duas semanas, com suas obras visuais.

“Pixels Vigilantes” – Alberto Zanella

“Desconstrução do Simples Desconstruído” – Juli Finkler

“Dual” – Laura Ramirez (VJ Optika)

“Soporos” – Luciana Nunes

“Respire” – Maunto Nasci e Marina Rebouças

“Mishap” – United VJs

“Xote Digital” – Sandro Miccoli, Fernando Mendes e Rafael Cançado

Este ano o festival começou em Setembro, espalhando obras digitais no Mirante 9 de Julho e na fachada externa do Auditório Ibirapuera. Em Outubro, seguiu para a Cinemateca Brasileira. Agora, de 25 de Novembro a 9 de Dezembro, a Galeria de Arte Digital do SESI-SP recebe as obras de alguns dos artistas do line up 2016.

A 4ª edição do SP_Urban Digital Festival reacende a urgência em questionar como a arte digital pode contribuir para o ambiente urbano e pela melhoria da qualidade de vida. O objetivo do festival é questionar como os cidadãos estão moldando a cidade através das novas tecnologias.

Serviço SP_Urban Digital Festival – 4ª edição:

 25 de Novembro a 9 de Dezembro

das 20h às 06h

Galeria de Arte Digital SESI-SP

Avenida Paulista 1.313

Evento Gratuito

** Obra interativa – das 20h às 22h
(de sexta a domingo)
BALANCE – FRANCISCO BARRETO

** Obras em vídeo – das 22h às 06h
(diariamente as oito obras)

Sobre o SP_Urban:

Desde sua primeira edição em 2012, o SP_Urban visa expandir o conceito de arte ao estabelecer canais de tecnologia digital como partes integrantes da cidade. Sempre gratuito, o festival preza pela ocupação dos espaços públicos de forma inusitada e fomenta a reflexão sobre o ambiente urbano.

O festival incluiu São Paulo ao mapa mundial das cidades que integram media facade ao seu tecido urbano e foi o responsável por projetar a capital paulista na rota do Connecting Cities.

www.spurban.com.br
https://www.youtube.com/user/SPUrban

[:]

Veja Mais
Arraste