[:pt]SP_Urban Digital Festival inicia sua 6ª edição com video mapping coletivo no Centro Cultural Correios de São Paulo[:]
[:pt]
A Eletropaulo apresenta o ‘SP_Urban Mapping Monumental’, com 10 horas de duração, que acontece dentro do SP na Rua no dia 13 de outubro.
O festival se estende por Novembro e Dezembro com outras ativações de arte digital iluminando os espaços públicos da capital.
No próximo dia 13 (sábado), começa a sexta edição do SP_Urban Digital Festival com ação cultural dentro do SP na Rua – a democrática e gratuita balada anual que reúne os principais coletivos de festas no Centro de São Paulo. Marcando o início do Festival, a Eletropaulo apresenta “SP_Urban Mapping Monumental” na fachada do icônico Centro Cultural Correios de São Paulo, localizado no Vale do Anhangabaú, no Centro Histórico.
Pela primeira vez, o edifício de traços neoclássicos inaugurado em 1922 recebe uma projeção mapeada através de obras de seis artistas renomados da cena atual de video mapping. O monumento histórico da arquitetura paulistana terá sua beleza arquitetônica realçada pelas artes de: Coletivo Coletores, Lígia Alonso, Modular Dreams, Muti Randolph, Vigas e Zaniz, numa performance visual ao vivo com duração de dez horas seguidas.
Essa ação resgata a lembrança e a importância histórica cultural do edifício e do Vale do Anhangabaú. E ao mesmo tempo em que vislumbra as possibilidades culturais futuras no ambiente urbano, chama a atenção para as novas tecnologias e formas de expressão das artes visuais. Além disso, a performance sugere uma região mais iluminada, segura, atrativa para se permanecer durante a noite no centro da cidade.
O SP_Urban Mapping Monumental possibilita uma mudança significativa na dinâmica social da região, mesmo que seja por um curto período de tempo.
O SP_Urban Digital Festival propõe uma aproximação do público com as artes digitais e new media. Este ano o festival se inicia em outubro, com este video mapping gigante. Em Novembro, o evento segue para uma ocupação no MIS com festa, bandas, performances audiovisuais, arte interativa em plataforma LED e atrações internacionais. No mesmo mês, o festival passa pela Avenida Paulista, na Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp. Em Dezembro o festival de arte digital estreia na Praça do Pôr do Sol (no Alto de Pinheiros).
O projeto SP_URBAN DIGITAL FESTIVAL 2018 tem curadoria artística de Marília Pasculli (Verve Cultural) e produção geral João Frugiuele (Verve Cultural).
Apoio do ProAc ICMS, Centro Cultural dos Correios de São Paulo.
Parceria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Realização do Governo do Estado de São Paulo.
Patrocínio da Eletropaulo.
Serviço:
Onde: Centro Cultural Correios
Endereço: Avenida São João, S/N (Vale do Anhangabaú)
Dia: 13 de Outubro
Horário: 20h até as 04h
Artistas Participantes:
COLETIVO COLETORES,
LÍGIA ALONSO,
MODULAR DREAMS,
MUTI RANDOLPH,
VIGAS,
ZANIZ.
Sobre o SP_Urban:
Desde sua primeira edição em 2012, o SP_Urban visa expandir o conceito de arte ao estabelecer canais de tecnologia digital como partes integrantes da cidade. Sempre gratuito, o festival preza pela ocupação dos espaços públicos de forma inusitada e fomenta a reflexão sobre o ambiente urbano.
O festival incluiu São Paulo ao mapa mundial das cidades que integram media facade ao seu tecido urbano e foi o responsável por projetar a capital paulista na rota do Connecting Cities.
[:]