[:pt]SP_Urban Digital Festival encerra sua edição “cápsula” no dia 03/06[:]
[:pt]
SP_Urban na Rua Augusta. Foto: Bia Ferrer
A Cinemateca Brasileira será palco de performances tecnológicas audiovisuais e atrações musicais.
Performance audiovisual, ilusão de ótica, body mapping, arte digital multimídia, bandas, VJs e DJs. Todas essas manifestações artístico-tecnológicas estarão na Cinemateca Brasileira no dia 03 de junho. Trata-se do encerramento da edição “cápsula” do SP_Urban Digital Festival, evento que desde 2012 ocupa a cidade com new media, de forma gratuita e interativa.
No espetáculo sonoro e imersivo Estereóptico 2.0 o público irá receber os óculos 3D para a visualização de grafismos que brincam com a ilusão de ótica. “As imagens são feitas com o efeito anáglifo, que é uma técnica de vídeo 3D. Com os óculos especiais essas imagens saltarão da tela”, explica o artista visual Vigas.
Já LVA VERMELHA é a novidade da cantora e performer Lia Paris com o VJ Spetto. A performance é inédita, assim como a parceria audiovisual da dupla. Lia irá apresentar as quatro faixas do EP LVA Vermelha “vestida” de projeção de video mapping, ou, neste caso, body mapping. A música fica totalmente sincronizada com os movimentos do corpo e da luz.
A grande tela de cinema ao ar livre da Cinemateca receberá dez obras digitais visuais. Vale destacar as inéditas “Transtópico”, de Letícia RMS, “Transite!”, do Coletivo Coletores e “Color Frequency 0,68” criadas sob a temática da mobilidade urbana. As outras sete obras fazem parte do acervo do SP_Urban Digital Festival.
A parte musical também está muito bem servida: a banda Electrip fará o show de abertura. Depois, os cariocas da Autoramas sobem ao palco acompanhados pelas loucuras visuais da VJ Ligia Alonso e, por fim, a DJ Amanda Mussi fará um set de acid house, techno e break beats sincronizado com os visuais de Vigas.
Esta ação encerra a parceria do SP_Urban com o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Sob o tema “mobilidade urbana”, a curadoria do festival espalhou obras de arte digital pela cidade de São Paulo: estação República do Metrô; galeria de Arte Digital SESI-SP na Avenida Paulista; Rua Augusta e Rua Matias Aires foram alguns dos pontos tomados pelo evento.
Apesar desta edição cápsula, o 5ª SP_Urban Digital Festival, está confirmado para o final de 2017.
A união do SP_Urban com o Maio Amarelo conta com a realização da produtora Verve Cultural, os patrocínios da Goodyear e Lenovo e apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
#SP_Urban
Serviço:
Onde: Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207)
Dia: 03 de junho (sábado)
Horário: das 17h às 23h30
Evento Gratuito.
Programação:
17h Obras visuais
17h30 Show de abertura: banda Electrip
18h30 Obras visuais
18h50 Performance audiovisual: Lva Vermelha – Lia Paris + VJ Spetto (inédita performance de body mapping e vídeo mapping sincronizados com faixas do último disco de Lia)
19h10 Obras visuais
19h30 Performance audiovisual: Estereóptico 2.0 – Vigas
(espetáculo imersivo sensorial, combinando efeitos visuais de ilusão de ótica da estereoscopia, em perfeita sincronia com o áudio).
20h10 Obras visuais
20h30 Música e imagem: banda Autoramas + VJ Ligia Alonso
21h30 Obras visuais
22h Música e imagem: DJ Amanda Mussi + Vigas
23h Obras visuais
Evento no facebook.[:]