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SP_Urban espalha arte digital pela cidade junto ao Maio Amarelo

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Um ‘game art’ que usa o edifício da Fiesp como tela está chamando a atenção dos fãs de jogos na Av. Paulista. Já os ciclistas curtem um túnel imersivo na Av. Brig. Faria Lima.

O mês de maio volta as atenções para a segurança no trânsito. É o Maio Amarelo: uma iniciativa criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e que este ano tem o tema “No Trânsito, o sentido é a vida”. Para ampliar o alcance dessa mensagem de forma lúdica e tecnológica – afinal, a tecnologia rege o deslocamento urbano em São Paulo –  o festival de arte digital SP_Urban que acontece no final do ano está realizando uma edição “cápsula” em maio. A curadora Marília Pasculli apresenta quatro obras digitais inéditas (sendo um game art de carrinhos interativo).

As localizações do SP_Urban x Maio Amarelo 2019 são: Av. Paulista e Av. Brigadeiro Faria Lima. Ao mesmo tempo em que as obras entretém e colorem o espaço público, elas servem para conscientizar os cidadãos sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito e para chamar a atenção para as novas formas de mobilidade urbana. São elas:

“Light Path” (2019)
Obra Visual e Imersiva
Vigas
Av. Brigadeiro Faria Lima / ciclovia

foto: Bia Ferrer

Instalação imersiva luminosa em formato de túnel localizada no canteiro central da Av. Brig. Faria Lima, próxima a Av. Cidade Jardim. Através de uma programação audiovisual, a obra reforça o conceito de sinalização no espaço urbano. A obra conta com as regras de conduta na ciclovia (que muita gente ignora) e incentiva os ciclistas e patinetes a prestarem atenção nisso. O artista que a criou brinca com as marcações e indicações necessárias para a convivência na malha viária de São Paulo.

Vigas
Leandro Mendes (a.k.a. Vigas) é um artista multimídia brasileiro com obras que transitam entre projeções de grande escala, instalações lumínicas, produção sonora, projeções 360º e performance ao vivo. Seus projetos em public art  trabalham a imersão do espectador como ponto de partida para experiências sensoriais. Em sua trajetória, Vigas conta com apresentações em festivais como Amsterdam Light Festival – Amsterdã (Holanda), SP_Urban Digital Festival – São Paulo (Brasil), Circle of Light Moscou (Rússia), Athens Digital Art Festival – Atenas (Grécia), SAT Festival Montreal, Sónar Festival de Barcelona (Espanha) e Mutek Buenos Aires (Argentina).

“Running Safe” (2019)
Game Arte – interativo
Ricardo Palmieri
Av. Paulista (Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp)

fotos: Bia Ferrer

Este é um game art vertical de trânsito onde a gigantesca tela do jogo é o edifício – mais especificamente a plataforma LED instalada na fachada da Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp. O jogador usa um tablet – fornecido pela equipe da Fiesp – para comandar seu carrinho pela rua. O objetivo é chegar no topo da pista sem se chocar com nenhum elemento: os obstáculos estão presentes no trânsito. A partida é gratuita e dura 90 segundos no máximo e o jogador (como na vida real) possui apenas uma vida.

Ricardo Palmieri (VJ Palm)
Arquiteto, produtor multimídia e pesquisador de ferramentas livres para produção artística. Participou entre 2004 e 2008 da implantação dos Kits Multimídia no Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, em todo o território nacional. Foi professor da PUC-SP, UNIP, Centro Universitário SENAC e do IED-SP. Em 2009 ganhou o prêmio Mídias Locativas do Festival Vivo ArteMov, e recebeu menções honrosas no Prix Ars Electronica nos anos de 2010 e 2013. Realizou em parceria com Olabi e Galpão da Maré duas edições (2015 e 2016) do programa Gambiarra Favela Tech. Atualmente realiza projetos de arte audiovisual interativa e é proprietário da produtora Noisetupi, onde realiza consultoria de mídias interativas customizadas para projetos de educação, arquitetura e eventos.

“Modal” (2019)
Obra Visual
Vapor
Av. Paulista (Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp)

foto: Bia Ferrer

A obra foca na mobilidade urbana chamando a atenção para as novas formas de locomoção que a cidade recentemente adquiriu como: ciclovias, aplicativos de táxi e caronas, patinetes e bikes elétricas. ‘Modal’ também vislumbra outros meios de locomoção sustentáveis e coletivos ainda não implementados, como por exemplo uma rede de transporte hidroviária integrada às demais malhas viárias. Sua dinâmica se constrói a partir de elementos geométricos que ressignificam os diferentes meio de transporte. A partir do momento em que o deslocamento vira algo prazeroso a cidade passa a ser um lugar de convivência mais humana.

Vapor
Vapor é formada por quatro arquitetos: Fabio Riff, Fabrizio Lenci, Rodrigo Oliveira e Thomas Frenk. Eles atuam na construção do espaço a partir de duas frentes de execução: audiovisual e arquitetônica. Dentre as principais obras realizadas estão: peça “carros” para a X Bienal de Arquitetura de São Paulo; projeto “Termômetros” para a Trienal de Arquitetura de Lisboa; conteúdo visual para o “Terceiro Grande Concerto da Casa de Francisca” no Theatro Municipal e obra “SP-o-Matic” para a Mostra PLAY! na fachada da Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp.

“Melancia” (2019)
Obra Visual
Marco Loschiavo e William Hebling 
Av. Paulista (Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp)

foto: Bia Ferrer

Os artistas gráficos se uniram para criar uma obra visual que pretende provocar e chamar a atenção através de uma sequência de cenas cotidianas com personagens com cabeça de melancia. A melancia é uma metáfora da fragilidade física do corpo humano diante situações de risco, como: atravessar a rua desatento, correr de bicicleta e skate em cruzamento de vias movimentadas, dirigir alcoolizado, digitar enquanto conduz, não respeitar o limite de velocidade ou a sinalização. A cena final dessas situações apresenta a melancia em câmera lenta, que ora provoca suspense prestes a explodir, ora se desconstrói no intuito de comover, com tom de humor sem perder a seriedade.

Marco Loschiavo
Cria trabalhos audiovisuais nas áreas de publicidade on e off. Atua no mercado de entretenimento e artes visuais produzindo e dirigindo videoclipes e vídeos de animação gráfica. Seus trabalhos abrangem técnicas de design, concepção criativa, direção e animação.  No universo dos videoclipes, ilustrou e animou o clipe ‘Próximo Alvo” da banda Ratos de Porão, vencedor do Video Music Brasil. Passou 7 anos na DM9, acumula 15 anos de experiência no mercado publicitário e foi reconhecido em vários projetos premiados nos principais festivais criativos como Cannes, AD&D, El Ojo. Entre seus trabalhos mais recentes destacam-se a criação de conteúdo e cenografia para o show da Anitta no Rock in Rio e na turnê europeia, animações e filmes para o Google, videoclipes para artistas como Rincon Sapiência e Costa Gold, projetos gráficos e animados para Rede Globo e Arte1.

William Hebling
Formado em Publicidade e pós-graduado em Design de Móveis, estudou tipografia e animação na School of Visual Arts (NY), fotografia na Escuela Internacional de Cine y TV (Cuba) e artes plásticas na National Academy of Design School of Fine Arts (NY). Participou da mostra fotográfica “Conjugar”, em Cuba, com curadoria de Raúl Corrales e Alberto Diaz “Korda”. Teve gravura selecionada em Nova York, no 78th Annual Exhibition da National Academy. Selecionado para compor grupo de desenvolvimento da identidade visual da 30ª Bienal de São Paulo, orientado por Armand Mevis & Van Deursen. Teve projeto de cadeira selecionada no concurso Micasa “Design.br”. Foi premiado no VI Concurso ABER de Encadernação Artística. Peças publicitárias premiadas com El Ojo, One Show Interactive, BestAdsOnTv, I-50 Iberoamérica, FIAP, Gramado e  Colunistas, e shortlist no Cannes Lions e Wave.

 

Cidade Digital, Mobilidade e Comportamento

As tecnologias e as conexões digitais estão profundamente enraizadas no tecido urbano das grandes cidades e isso está mudando seu funcionamento e os hábitos de locomoção de suas populações.

Nos últimos anos São Paulo viu a implementação de aplicativos de táxi, de carona e de entrega. Isso alterou o fluxo de automóveis e motos pela cidade. Uma rede cicloviária foi implantada e bicicletas e patinetes cruzam novas rotas na superfície enquanto milhares de pessoas se movem pelas vias subterrâneas do metrô. A interseção de pessoas no espaço urbano se ampliou.

A malha viária inteligente e digital é muito mais abrangente do que podemos imaginar. Por outro lado, o comportamento quanto às normas de segurança viária permanece veiculado a velhos hábitos da relação quase exclusiva entre pedestres e automóveis.

É necessário reforçar a conscientização de um sistema amplo de locomoção, com uma rede viária complexa e que recentemente implementou novas formas de locomoção urbana.

O projeto SP_URBAN tem curadoria artística de Marília Pasculli (Verve Cultural) e produção geral João Frugiuele (Verve Cultural).

Patrocínios:
Hyundai (Av. Paulista)
Ticket Log (Av. Brig. Faria Lima)
Apoios: Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp
Parceria: Holy Cow Criações e Observatório Nacional de Segurança Viária
Realização:  Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania

Serviços:
Onde: Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista
1.313 – em frente à estação Trianon-Masp do metrô)
Dias: até 30 de maio
Horários:
das 19h às 22h – de quarta a domingo
Game Art Interativo: “Running Safe”.
das 22h às 06h – diariamente
Obras Visuais: “Melancia” e “Modal”

Onde: Av. Brigadeiro Faria Lima 2.780 (no canteiro central, próximo ao cruzamento com Av. Cidade Jardim) – Itaim Bibi
Dias: 15 a 31 de maio
Horários: “Light Path” – exibição contínua, com melhor visibilidade no período noturno.

Vídeos SP_Urban x Maio Amarelo:

www.spurban.com.br #SPUrban

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