[:pt]Natiruts apoia campanha em defesa da Chapada dos Veadeiros[:]
[:pt]
A banda Natiruts se une ao Instituto MAIS Cerrado, para fazer a campanha “SOS MAIS Cerrado: O Berço das Águas Corre Perigo”. Trata-se de uma ação sem fins lucrativos, que visa a preservação e recuperação da Chapada dos Veadeiros, localizada em um dos biomas mais importantes do mundo, o Cerrado, onde nascem 3 das 4 grandes bacias hidrográficas do Brasil.
Está tramitando um Plano de Manejo para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Pouso Alto apresentada pelo Governo de Goiás que é praticamente “um plano funerário” para a região. Além de afetar as belezas naturais desse santuário ecológico, é extremamente prejudicial ao Berço das Águas. As consequências podem ser nefastas para vários estados brasileiros que já vem sofrendo com problemas hídricos e climáticos.
Segundo o jornal O Globo (25/02/2015), entre os pontos mais polêmicos do projeto apresentado pelo governo de Goiás estão a permissão para pulverização aérea de agrotóxico, o aval para a implantação de hidrelétricas e regras absurdas para ações degradadoras em zonas protegidas, principalmente os campos de altitude e nascentes, tornando-os totalmente desprotegidos, assim, comprometendo o abastecimento da bacia do Tocantins. O alvo das novas normas é a APA de Pouso Alto, com 872 mil hectares, que abrange mais de 2% do território estadual.
Este plano apresenta inúmeras falhas na exploração da região da Chapada dos Veadeiros – lugar de interesse internacional – que poderá prejudicar a Reserva da Biosfera Goyaz (Fase II), Território Quilombola dos Kalungas, bacias hidrográficas e o Patrimônio Natural Mundial (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros).
São vários os questionamentos, um deles é a legitimidade do Conselho da APA e seus representantes, em que a maioria é claramente comprometida com a agricultura industrial, tendo apenas duas representações ambientalistas e nenhuma científica, o que gera uma visão distorcida de critérios de como deve ser feito o manejo da área.
A campanha aqui proposta pela Natiruts será veiculada nas plataformas audiovisuais como Youtube e Facebook da própria banda, do Instituto MAIS CERRADO e de outros parceiros que abraçarem este projeto. Atenção! Não existe nenhuma lei de proteção ao Cerrado.
A banda Natiruts está convidando a classe artística sensível a esta causa para gravar um vídeo curto que contenha o slogan: “SOS Chapada dos Veadeiros / SOS MAIS Cerrado, o Berço das Águas Corre Perigo” ou até mesmo um depoimento livre sobre este assunto.
“Obrigado pela atenção, seu apoio é fundamental para impedirmos que esse Plano de Manejo funerário da APA de Pouso Alto seja aprovado”, Kiko Peres – guitarrista da banda Natiruts.
Informações adicionais sobre o assunto:
• Petição pública – SOS CHAPADA DOS VEADEIROS (oficial)
• Avaaz – VALORIZEM O CERRADO E A CAATINGA COMO PATRIMÔNIO NACIONAL
Instituto MAIS Cerrado
www.facebook.com/redemaiscerrado
[email protected]
(61) 9822 9666/ 9666 9666[:]