Skip links

[:pt]Höröyá lança música com Chico César[:]

[:pt]

O single “Todo Lugar é Sertão” também conta com as vozes das Clarianas que valorizam cantos caboclos de matriz africana-nordestina-indígena.

Após o lançamento de seu terceiro disco Pan Bras’Afree’Ke Vol.2, a banda Höröyá recebe Chico César e o grupo Clarianas, dentro do projeto Pan Bras’Afree’ke. O single inédito: “Todo Lugar é Sertão” está lançado:

Gravado entre São Paulo (Brasil) e Bamako (Mali) o single conversa com o conceito dos dois últimos discos do Höröyá, Pan Bras’Afree’ke, em que o grupo reúne artistas do Brasil e do Pedro africano como: Guiné, Mali, Senegal e Burkina Fasso.

Nessa música, a banda Höröyá se desdobra para receber letra e voz do “CantAutor” Chico César, e o coro das Clarianas, grupo musical formado por três mulheres que tem como tema principal a investigação da voz da mulher “ancestral” na música popular do Brasil. As levadas de kamele ngoni de Adama Koeta com solos de djeli ngoni de Barou Kouyate, somados a zabumba e berimbau, estão presentes no single.

“A música une a sonoridade de duas regiões com muitas semelhanças, o Sahel (região próxima ao deserto do Saara) e o Sertão brasileiro, em mais uma incrível proposição sonora de instrumentos incomuns de se ouvir em conjunto, unidas pelo poema simples e profundo de Chico César”, conta André Piruka, principal compositor do Höröyá.

Lançamento de Pan Bras’Afree’Ke – vol 2 – Próximos shows:

04 de maio (sábado)
Campos do Jordão – SP
Local: Auditório Claudio Santoro

Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, Campos do Jordão – SP, 12460-000
Abertura: 19h30
Show Höröyá: 20h

Ingressos: Inteira R$ 10,00/ Meia e Jordanense: R$ 5,00

Venda Física: Auditório Claudio Santoro

Capacidade: 814 pessoas

Classificação: livre

16 de maio (quinta-feira)
Catanduva – SP
Local: Sesc CatanduvaQuiosque

Endereço: Praça Felício Tonello, 228 – Vila Rodrigues, Catanduva – SP, 15801-321
Show Höröyá: 20h15

Ingressos: Grátis (retirada de ingressos na Central de Atendimento no dia da atividade)

Classificação: livre

23 de maio (quinta-feira)
São José dos Campos- SP

Local: Projeto Bar de Quinta na praça Chico Triste (Praça do Bambu) – em frente ao Arquivo Público – dentro das instalações da Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Endereço: Avenida Olivo Gomes, 100, Bairro Santana, São José dos Campos/SP

Abertura: 20h

Show Höröyá: 21h

Ingressos: Retirar ingresso no local grátis

Capacidade: 800 pessoas

Classificação: livre

24 de maio (sexta-feira)
São Paulo – SP

Local: CCSP

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000

Abertura: 18h30

Show Höröyá: 19h
Ingressos: Retirar ingressos 1h antes do show CCSP

Capacidade: 622 pessoas

Classificação: livre

BIOGRAFIA
Höröyá é um grupo de música instrumental da cidade de São Paulo, fundado em 2015 por André Piruka, principal compositor, arranjador e percussionista. Sua composição é de 13 integrantes, entre brasileiros e senegaleses, que têm como influências as culturas tradicionais de países do oeste africano como Guiné, Mali e Senegal e diversas vertentes afro-brasileiras, como o samba e toques de candomblé, o afrobeat da Nigéria e de Gana e a musicalidade afro norte-americana, como o funk e o jazz.

O grupo possui os discos: Höröyá (2016) e Pan Bras’Afree’Ke, Vol. 1 (2017). Em 2019 lança o terceiro: Pan Bras’Afree’Ke Vol.2

Sua sonoridade contempla instrumentos tradicionais africanos como ngoni, dunun, djembe, balafon, krin, sabar e tama soando junto com a brasilidade dos atabaques, berimbaus e cuíca e a contemporaneidade de guitarras, saxofones, baixo, trombones e trompetes. Desta forma, o grupo propõe uma nova musicalidade, ressignificando origens e influências das matrizes africanas.

Höröyá é uma palavra de origem Mandeng, cultura do oeste da África, que significa “liberdade”, “autonomia”, “dignidade” e foi o termo usado durante a luta anti-colonialista na Guiné, para a afirmação de seus caminhos e ideais.

Facebook | Instagram

 

[:]
Veja Mais
Arraste