Skip links

[:pt]Höröyá apresenta: “Pan Bras’Afree’Ke Vol.2″[:]

[:pt]

O combo de sonoridade afro-brasileira lançou novo disco em março e realiza shows em São Paulo e Bragança Paulista

A música brasileira é filha da polirritmia africana. Assim como o Brasil tem a África em seu DNA, o grupo Höröyá consegue musicar essa genética de forma primorosa em seu terceiro disco Pan Bras’Afree’Ke Vol.2. que saiu no dia 15 de março. O principal show de lançamento será no Auditório Ibirapuera, São Paulo, no dia 30 de março.

O Höröyá trabalha junto a grandes mestres de países do oeste africano como: Guiné, Mali, Senegal e Burkina Fasso, pensando o tradicional no moderno. “A gente cria em cima das influências dos sons e culturas desses países”, aponta André Piruka, o principal compositor. Essas quatro nações compreendem o território do antigo Império do Mali e por isso contam com a herança da mesma cultura Mandeng, que influencia o som e a estética visual do grupo de 13 integrantes. Sua formação é única no Brasil, com instrumentos que deram origem ao blues, jazz e funk norte-americano.

Pan Bras’Afree’Ke Vol.2 é uma pesquisa profunda de ritmos e linguagens afro-brasileiras. Ele respira groove, samba, candomblé, afrobeat, funk e jazz. Gravado entre São Paulo, Bamako e Bobo-Dioulasso, seu resultado é um interessante panorama da musicalidade das matrizes africanas e da diáspora negra.

É ancestralidade e diversidade destrinchadas em oito faixas instrumentais que contam com a participação de grandes nomes como Famoudou Konaté (Guiné), Cheick Tidiane Seck (Mali), Jaques Morelembaum (Brasil), Gabi Guedes (Brasil) e o xamã amazônico Davi Kopenawa Yanomami.

Destaque para a participação de Famoudou Konaté, um dos maiores percussionistas do mundo, referência total. Esta é a primeira vez que o senhor de 79 anos participa do disco de outro artista. Famoudou apadrinhou o Höröyá e é o convidado de honra do disco, tocando djembe e dununs. Assista:

Escute Pan Bras’Afree’Ke Vol.2:
https://onerpm.com/al/7984735356

Serviço:
Show de lançamento do disco Pan Bras’Afree’Ke Vol.2

São Paulo – SP
Data: 30/03/2019
Horário: 21h
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia entrada)
Data de início da venda de ingressos: 15 de março de 2019.
Venda Online: Ingresso Rápido 
Telefone: 4003-1212.
Venda Física:
Bilheteria do Auditório Ibirapuera.
Horários: Sextas-feiras e sábados, das 13h às 22h. Domingos, das 13h às 20h.
Local: Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Fone: 11.3629-1075
[email protected]
http://www.auditorioibirapuera.com.br/
Ar-condicionado. Acesso a pessoas com deficiência. Proibido fumar no local.
Classificação: livre
Capacidade: 806 pessoas

BIOGRAFIA

Höröyá é um grupo de música instrumental da cidade de São Paulo, fundado em 2015 por André Piruka, principal compositor, arranjador e percussionista. Sua composição é de 13 integrantes, entre brasileiros e senegaleses, que têm como influências as culturas tradicionais de países do oeste africano como Guiné, Mali e Senegal e diversas vertentes afro-brasileiras, como o samba e toques de candomblé, o afrobeat da Nigéria e de Gana e a musicalidade afro norte-americana, como o funk e o jazz.

O grupo possui os discos: Höröyá (2016) e Pan Bras’Afree’Ke, Vol. 1 (2017). Em 2019 lança o terceiro: Pan Bras’Afree’Ke Vol.2 Sua sonoridade contempla instrumentos tradicionais africanos como ngoni, dunun, djembe, balafon, krin, sabar e tama soando junto com a brasilidade dos atabaques, berimbaus e cuíca e a contemporaneidade de guitarras, saxofones, baixo, trombones e trompetes. Desta forma, o grupo propõe uma nova musicalidade, ressignificando origens e influências das matrizes africanas.


Höröyá é uma palavra de origem Mandeng, cultura do oeste da África, que significa “liberdade”, “autonomia”, “dignidade” e foi o termo usado durante a luta anti-colonialista na Guiné, para a afirmação de seus caminhos e ideais.

www.grupohoroya.com

www.facebook.com/grupohoroya

www.instagram.com/grupohoroya

www.youtube.com/user/noisestudioBR/videos

[:]
Veja Mais
Arraste