[:pt]Guizado estreia em Brasília o show O Voo Do Dragão[:]
[:pt]
Foto: José de Holanda
Depois de Punx (2008) e Calavera (2011), Guizado lançou O Voo do Dragão (2015) em formatos digital, CD e vinil artesanal – este último customizado pelo artista plástico japonês Atsuo Nakagawa. A crítica especializada considerou este terceiro disco como o melhor de sua carreira.
No dia 3 de Julho a cidade de Brasília (DF) irá conferir pela primeira vez o show d’O Voo do Dragão, no PicniK Festival. O evento – que ainda contará com shows de bandas como Consuelo (DF) e Lucas Santtana (BA) – acontecerá na Concha Acústica e é gratis.
Guizado está fortemente influenciado pela cultura oriental.
O trompetista e compositor paulistano andou lendo livros como A Arte da Guerra, de Sun Tzu e assistindo filmes como Operação Dragão, do Bruce Lee e Ghost Dog: The Way of the Samurai, de Jim Jarmusch, enquanto buscava novas formas de composição para o álbum O Voo do Dragão.
Desde os nomes das oito faixas até a arte da capa, feita pelo artista japonês Atsuo Nakagawa, o que permeia a cabeça de Guilherme Mendonça é o universo nascente. Para transformar toda essa bagagem intelectual em trilhas sonoras arrebatadoras munidas de beats inéditos e do imprevisível trompete – as grandes características de sua arte – Guizado chamou uma banda da pesada. Além do próprio, que assume trompete, programações eletrônicas (samples produzidos com a MPC e sintetizadores modulares) e arranjos, Allen Alencar toca guitarra, Thiago Duar assume os graves com o sintetizador baixo, Thiago Babalú está na bateria e Caetano Malta reforça a forte verve eletrônica do disco, assumindo um outro sintetizador, responsável pela harmonia de O Voo do Dragão.
Este disco é uma viagem que engloba estudos sobre música erudita contemporânea de autores como Schoenberg e Stravinsky, compositores modernos como Wayne Shorter e Thelonious Monk, além de elementos do Punk Rock e Free Jazz. Nele, Guilherme Mendonça quebra paradigmas, consegue juntar skate com jazz, e amadurece ao mesmo tempo em que leva a música instrumental para os mais jovens.
Escute:
Serviço:
Guizado em Brasília
Show O Voo do Dragão
03 de Julho (domingo)
Onde: PicniK Festival
Endereço: Concha Acústica (SHTN Vila Planalto, orla do Lago Paranoá).
Horários:
13h (abertura do evento),
20h Guizado
Entrada gratuita.
Classificação indicativa: livre.
www.facebook.com/PicnikNoCalcadao
Biografia Guizado:
Guizado está entre os nomes mais celebrados da ótima safra da música independente nacional. Com três discos no currículo – Punx (Punx Records, 2008), Calavera (Punx Records / Trama, 2010) e O Voo do Dragão (Punx Records, 2015) – o trompetista e compositor segue se superando na arte de mesclar elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e outras programações eletrônicas. Guizado é, hoje, o grande expoente do nu jazz produzido no Brasil.
O músico já passou pelos principais festivais do circuito nacional e internacional como: No Ar Coquetel Molotov (Recife), Goiânia Noise (2008), a versão brasileira do novaiorquino Nublu Jazz Fest (São Paulo), Roskilde Festival (Dinamarca), Festival Contato (São Carlos), entre outros.
Além do trabalho solo que lhe rendeu várias indicações e prêmios (como o Prêmio da Música Brasileira, em 2011), Guizado – ou Guilherme Menezes – assume o trompete nos shows de inúmeros artistas celebrados na música brasileira como Karina Buhr, Céu, Criolo, Nação Zumbi, Elza Soares, Arnaldo Antunes, entre outros.
Guizado nas redes sociais:
Youtube
Facebook
[:]