Skip links

[:pt]Festival Internacional da URI (Iniciativa das Religiões Unidas) vem ao Brasil e homenageia Gilberto Gil.[:]

[:pt]

COEXIST de COEXISTIR

No Brasil, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, é celebrado dia 21 de janeiro, e foi instituído em 2007 pela Lei nº 11.635. Para quem não sabe, a intolerância religiosa é o crime de discriminação (muitas vezes agressiva e/ou ofensiva) de pessoas e grupos que têm diferentes crenças ou religiões. A Tropi.Press apoia esse combate, pois acredita na união entre as religiões e na importância de cada uma. A diversidade não é ruim, é necessária. E todas as crenças que propõem o amor como forma de respeito e empatia pelo próximo são bem vindas.

Foi com esse objetivo que a URI – Iniciativa das Religiões Unidas, que tem representação na ONU, uniram o seu Conselho Global da América Latina e Caribe, para idealizar a 2° edição do Festival Internacional “UMA CANÇÃO PELA PAZ” – Prêmio Facundo Cabral, escolhendo o Brasil desta vez.

“A segunda edição veio para o Brasil porque o autor da ideia de promover um festival pela paz foi Moreno Overá, que além de ser integrante de um dos Círculos de Cooperação da URI no Brasil, é músico. Moreno optou por fazer o Festival em São Luiz do Paraitinga porque essa pequena e linda cidade do Estado de São Paulo abriga quase que o maior número de músicos per capita em uma só cidade. De 11.000 habitantes, 600 são músicos profissionais. A cidade tem tradição de receber eventos musicais e artísticos” conta Maria Salette Mayer de Aquino, representante brasileira da URI.

Educação para a paz através da arte é o que motiva o festival UMA CANÇÃO PELA PAZ e o prêmio Facundo Cabral, que homenageia um compositor do país onde acontece – neste caso Gilberto Gil. Os shows serão apresentados por artistas e bandas de diversos países da América Latina (México, Venezuela, Colômbia, Brasil e Chile).  Programação abaixo:

“Facundo está para a Argentina como Gil está para o Brasil no que diz respeito a serem artistas-ícones na defesa dos Direitos Humanos e da Paz, tendo atravessado mais de 120 países na busca de espalhar ‘a boa nova’ de que somos todos irmãos, habitantes do mesmo Planeta comum. Ambos são construtores da paz e foram reconhecidos pela ONU por seus feitos”, explica Sallete, que ainda cita as músicas “A Paz” e “Andar com fé” como exemplos que mesclam com a mensagem do festival.

 

A intolerância religiosa é um problema que atinge diversos países. Só no Brasil as denúncias deste crime de ódio cresceram 3.606% nos últimos 5 anos, segundo matéria do Jornal O Estado de S. Paulo.

O Festival Internacional “UMA CANÇÃO PELA PAZ” – Prêmio Facundo Cabral, é gratuito e será realizado na cidade de São Luiz do Paraitinga, em São Paulo. Entre os dias 12 e 14 de maio.

Para mais informações acesse aqui. Evento no facebook.

Sobre a URI aqui.

Por Carol Martins.[:]

Veja Mais
Arraste