Skip links

Favela Sounds tem Sonia Guajajara, Leonardo Padura, Anielle Franco, Pepita e outros grandes nomes em sua programação formativa

[:pt]

Realizado com patrocínio da Oi via Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal e apoio do Oi Futuro, quinta edição do Favela Sounds acontece entre 18 e 22 de agosto

Anielle Franco, Samantha Almeida, Carla Siccos, Dudu de Morro Agudo, Praga Caneta de Ouro, Sonia Guajajara e Leonardo Padura estão entre os confirmados na programação de talks

Oficinas abordam inclusão produtiva, combate à desinformação, introdução aos negócios de impacto social e mais

Depois de lançada a programação musical da quinta edição do Favela Sounds, é chegada a hora de apresentar as oficinas, debates e talks oferecidos na edição virtual do evento. Todas as atividades poderão ser conferidas gratuitamente através da plataforma favelasounds.com.br entre os dias 18 e 22 de agosto de 2021. Cadastre-se já para receber informações!

Com jornada criada dentro do site, os usuários acessam os palcos virtuais do festival navegando pelo mapa do Brasil. Cada estado é um palco e dentro deles o público encontra os conteúdos apresentados por esta edição do Favela Sounds. A adaptação ao virtual provocou mudanças na forma como o festival oferece atividades formativas. Em 2021, apresentamos talks de aproximadamente 35 min, e oficinas de cerca de uma hora de duração. Os conteúdos estão divididos nos palcos Favela Talks e Lab de Oficinas Oi Futuro, apresentados a seguir.

Favela Talks traz uma seleção de talks e bate-papos que convergem para reflexões sobre o tema central do evento: A Vez do Amor. Co-criadas com o Oi Futuro e a Funarte, cada atividade foi pensada para incidir em formas de combate aos discursos de ódio e na promoção de uma ética amorosa em nossos espaços de fala e convivência. “Tratamos de literatura, política social, impactos econômicos da cultura periférica da música, representatividade na publicidade, nas grandes corporações e na cultura, questões indígenas, saúde mental. E tudo isso atravessa o tema escolhido para esta edição“, afirma Guilherme Tavares, um dos idealizadores do festival.

Para estas atividades, foram elencados: Anielle Franco (educadora e jornalista), Luciana Adão (Oi Futuro) entrevistando Leonardo Padura (escritor cubano), Mariana Fernandes (doutoranda em História UnB) entrevistando Sonia Guajajara (especialista em educação pela UFMA e ativista), Pepita (cantora), Carla Siccos (criadora do CDD Acontece), Dennis Novaes (doutor em Antropologia pela UFRJ) entrevistando os MCs Dudu de Morro Agudo e MC Praga, Samantha Almeida (head do Twitter Next) e Bia Nogueira (produtora cultural e multiartista).

No palco Lab de Oficinas Oi Futuro, o festival apresenta atividades também aderentes ao tema do evento, contando com Gabriela de Almeida (jornalista e mestranda em direitos humanos pela UnB), Aline Lagôa (gestora de processos seletivos da Wiz), Flávia Vianna (especialista em negócios de impacto social do Oi Futuro) e DJ Donna (em oficina de iniciação à discotecagem).

Favela Sounds é realizado pela Um Nome Produção e Comunicação, com patrocínio da Oi via Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, apoio do Oi Futuro, Fiat, Budweiser e Rádio Cultura FM. O projeto também conta com incentivo do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020. Como afirma Amanda Bittar, idealizadora do evento, “é um privilégio no Brasil poder contar com o patrocínio da Oi e o apoio do Oi Futuro há cinco anos, sempre abraçando os sonhos do Favela Sounds. Ter fluxo contínuo é aspecto fundamental para a sustentabilidade de um festival, e graças a estes parceiros apresentamos esta edição, que se complementa com o fundamental apoio da Funarte na promoção dos festivais“.

Sobre o Favela Sounds 2021

Lançado em 2016, e tendo reunido mais de 100 mil pessoas em suas edições presenciais, Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia chega a sua quinta edição em 2021, em formato online e com conteúdos exibidos através da plataforma favelasounds.com.br. Entre os dias 18 e 22 de agosto, o público poderá conferir mais de 40 atividades gratuitas, entre shows, mini oficinas, debates, entrevistas, talks e sessões de mentoria voltadas ao mercado criativo, com grandes nomes da criatividade brasileira e mundial.

Favela Sounds apresenta, entre os dias 18 e 22 de agosto, shows de: Amaro (DF) convidando Markão Aborígene, Realleza e Taliz (DF), A Travestis (BA), A Dama do Pagode (BA), Ellen Oléria (DF), Enme (MA), GOG (DF), Jup do Bairro (SP) convidando Mulambo (SP), MC Mari (BA), Murica (DF), Tássia Reis (SP), TrapFunk&Alívio (BA), Tuyo (PR), Shevchenko e Elloco (PE), Vandal (BA) e Vinícius de Oliveira (DF). As bandas gravaram em estúdios e outras locações estratégicas em São Paulo, Salvador, Pernambuco, Maranhão e Distrito Federal. Os shows se revezam entre os palcos A Vez do Amor, Favela Sonica – cocriado com Oi Futuro, e 6161, que evidencia talentos do DF.

Favela Sounds 21 conta, também, com a festa Nave de Som Oi Futuro, dia 21 de agosto, com cinco horas de discotecagem de hip-hop, funk e afrohouse para o público da Twitch. Apresentam-se os DJs Byano (RJ), Iasmin Turbininha (RJ), Donna (DF), K-Mina (SP) e Buruntuma (Guiné-Bissau/Portugal). Além dos shows, festa, oficinas e talks já lançados, o projeto conta ainda com a exposição Foto de Quebrada, o lab de Sessões de Mentoria (jornada de seleção prévia voltada a empreendedores criativos de periferias do DF, em parceria com Sebrae e Oi Futuro, a ser lançada em breve), e o Canal de Produção, que traz profissionais atuantes em edições presenciais do festival para lives no Instagram que refletem sobre as expectativas e desafios da retomada dos eventos presenciais.

Saiba mais sobre o Canal de Produção

O Canal de Produção será transmitido pelo @favelasounds no instagram entre os dias 9 e 16 de agosto, trazendo duplas de profissionais que o Brasil precisa conhecer: Vera Veronika (rapper e empreendedora social) e Richelmy (percussionista), Carol Monteiro (produtora) e Raoni Dolabella (produtor), Mariana Gomes (produtora) e Agnaldo Costa (produtor), Marta Carvalho (diretora de palco) e Pablo Hércules (artista plástico e cenógrafo), Renata Rangel (produtora) e Julia Ferreira (produtora), Rafael Talarico (produtor) e Conrado (coordenador técnico), João Pedro Jacobe (comunicólogo) e Gabi Tuyla (produtora), Iggy Engenharia e iLed e Brigada Ápice e Gráfica Fusion. Todas as lives serão hospedadas na plataforma do festival posteriormente.

Programação dia a dia do festival

18/08 (quarta) #AVezdoAmor

#LabDeOficinas: Combate à Desinformação com Gabriela de Almeida Pereira
A jornalista e mestranda em Direitos Humanos pela UnB Gabriela de Almeida Pereira dedica sua pesquisa acadêmica e carreira profissional a combater os prejuízos da desinformação. Nesta oficina voltada a lideranças e pessoas que atuam com comunicação em periferias brasileiras, Gabriela ensina como podemos estabelecer relações mais saudáveis no consumo de notícias em nossas comunidades, pautando e desmentindo as famosas fake news nos nossos ambientes virtuais e físicos.

#FavelaTalks com Anielle Franco
Pra falar de amor como ética coletiva, precisamos pensar em formas de combater o ódio. Por isso, nesta edição com tema A Vez do Amor, Favela Sounds tem a honra de receber a educadora, escritora, mestranda, mãe de meninas e irmã de Marielle, Anielle Franco. Ela manda o papo reto sobre fake news, solidariedade, democracia, representatividade e ainda nos conta como tem sido o desafio de estar à frente do Instituto Marielle Franco.

#FavelaTalks Luciana Adão (Oi Futuro) entrevista Leonardo Padura (Cuba)
Inegavelmente, em termos de criatividade Cuba é uma potência. Os cubanos têm vivido tempos turbulentos e presenciado constantes manifestações em favor de uma reabertura política. Tudo isso é assunto pra um dos mais aclamados talentos da literatura latino-americana, Leonardo Padura Fuentes. Autor de O Homem Que Amava os Cachorros e do recente Água por todos os lados, Padura fala de pertencimento, literatura e identidade latino-americana, revolução, tecnologia e acesso, nesta entrevista conduzida brilhantemente por Luciana Adão, coordenadora de Patrocínios Incentivados do Oi Futuro.

Shows: Murica (DF), Vandal (BA) e MC Mari (BA)

Exposição Foto de Quebrada + Espaço Quebradas da Capital com o Mercadinho Criativo Periférico

19/08 (quinta) #AVezdoAmor

#LabDeOficinas Labora apresenta: Negócios de Impacto Social com Flávia Vianna
Já imaginou ser dono do seu próprio negócio e, além de ter uma renda, contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade ou na solução de um problema social? Conheça Flávia Vianna, coordenadora de Inovação Social do Oi Futuro. Ela vai te estimular a pensar em um mundo novo de oportunidades nesta oficina que investiga a implementação, as ferramentas, a estruturação e a relevância de negócios nascidos para promover impacto e transformação social. A oficina é apresentada pelo Labora, laboratório de inovação social do Oi Futuro. Flávia Vianna é mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, pós graduada em Gestão de Risco pela UFF e Design Estratégico pela C.E.S.A.R. School e graduada em economia e serviço social.

#FavelaTalks Labora apresenta Guilherme Tavares (Favela Sounds) entrevista Carla Siccos (CDD Acontece/RJ)
Se você mora na Cidade de Deus (RJ), provavelmente já ouviu falar (ou recebeu um zap) da Carla Siccos. Fundadora do canal de comunicação CDD Acontece, ela é uma referência em marketing e processos de divulgação em contextos periféricos. Neste talk, Carla fala sobre o papel do jornalismo comunitário, produção de conteúdo independente, estratégias de marketing focadas no público periférico e ainda dá dicas pra quem quer trampar nessa área. A entrevista é conduzida por Guilherme Tavares, um dos idealizadores do Favela Sounds.

#FavelaTalks Mariana Fernandes (DF) entrevista Sonia Guajajara (MA)
Falar do clima, da Amazônia e dos direitos de povos originários é mais urgente do que nunca. Antes de um colapso, temos a chance de ouvir os donos da terra. Nesta entrevista conduzida por Mariana Fernandes (doutoranda em História pela UnB e apresentadora do Favela Sounds), Sonia Guajajara fala sobre desinformação, juventude indígena e a relação com o digital, e sobre como o mundo pode contribuir para conter as tragédias anunciadas na Amazônia sem interferir na soberania nacional. Sonia Guajajara é uma das principais lideranças indígenas no país. Presença fundamental no Conselho de Direitos Humanos da ONU, no parlamento europeu e na Conferência Mundial do Clima, é uma honra contar com sua presença em nosso festival.

Shows: GOG (DF), Tuyo (PR) e Enme (MA)

Exposição Foto de Quebrada + Espaço Quebradas da Capital com o Mercadinho Criativo Periférico

20/08 (sexta) #CoresVivas

#LabDeOficinas Oficina de iniciação à discotecagem com DJ Donna
O hip hop é compromisso e manter acessa a chama dos quatro elementos é tarefa fundamental para o Favela Sounds. Por isso, convocamos a DJ Donna para ministrar uma oficina para quem sempre teve curiosidade com os toca-discos, quer entender como funciona, e quem sabe se aventurar? Donna é vencedora do prêmio WME de DJ do ano 2018, é idealizadora do festival Conexões Urbanas e Impressões Femininas na Cultura de Rua, e é especialista em Hip Hop, Dancehall, Afro House, Kuduro e Miami Bass.

#FavelaTalks com Pepita
No dia de falar sobre Cores Vivas e diversidade, Favela Talks recebe Priscila Nogueira, popularmente conhecida como Pepita, uma das funkeiras mais conhecidas do Brasil. De Marechal Hermes, há mais ou menos seis anos ela apareceu dançando na web e viralizou. De lá pra cá, o mundo ficou pequeno. Funkeira das brabas, é inspiração para uma cena inteira de mulheres trans e travestis na música pop brasileira. Ela dá aula de representatividade LGBTQIAP+ e respeito, acima de tudo.

Shows: Amaro (DF), Jup do Bairro (SP) e A Travstis (BA)

Exposição Foto de Quebrada + Espaço Quebradas da Capital com o Mercadinho Criativo Periférico

21/08 (sábado) #FavelaCuida

#LabDeOficinas Entrevistas de emprego e criação de currículos com Aline Lagôa (Wiz)
A especialista em processos seletivos e recrutamento de talentos para pequenas, médias e grandes empresas Aline Lagôa apresenta uma oficina pra quem está em busca de emprego. Oferecida pela Wiz Soluções, a atividade é voltada a te ajudar a turbinar seu currículo e arrasar de verdade naquela entrevista do emprego dos seus sonhos. Bora arrumar um trampo, galera?

#FavelaTalks Labora apresenta Do Charme ao 150 BPM – o hip-hop e o funk nas periferias cariocas Dennis Novaes entrevista Dudu de Morro Agudo e MC Praga
Desde o movimento Black Rio, nos anos 1970, o funk e o hip-hop se tornaram as principais expressões culturais dos jovens periféricos no Rio de Janeiro. Nesta mesa, o compositor de funk Praga Caneta de Ouro, o rapper e empreendedor social Dudu de Morro Agudo e o antropólogo Dennis Novaes conversam sobre a importância desses movimentos para a juventude periférica. Entenda como o rap e o funk podem ser grandes aliados em processos de educação, inclusão produtiva, participação e engajamento social.

#FavelaTalks Planta cura. Maíra Brito entrevista Dora Barreto (Mãe Dora de Oyá)
Em tempos de falar de autocuidado e saúde mental, a jornalista, professora e doutoranda em Direitos Humanos Maíra Brito entrevista uma referência da comunidade de santo brasileira: Mãe Dora de Oyá. Ela nos dá dicas ancestrais sobre o cuidado mental através das plantas, recomendando cinco ervas medicinais fundamentais para o equilíbrio em tempos tão complicados quanto os atuais. Tá ansiosão? Vem ver essa aula!

Shows: Vinícius de Oliveira (DF), TrapFunk&Alívio (BA) e Shevchenko e Elloco (PE)

Exposição Foto de Quebrada + Espaço Quebradas da Capital com o Mercadinho Criativo Periférico

Festa Nave de Som na Twitch com os DJs Byano (RJ), Iasmin Turbininha (RJ), Donna (DF), K-Mina (SP) e Buruntuma (Guiné-Bissau/Portugal).

22/08 (domingo) #FavelaDelas

#FavelaTalks com Bia Nogueira
Eleita profissional do ano pelo Prêmio SIM São Paulo de Música 2020, Bia Nogueira é uma multiartista mineira que, cansada de ver a reprodução de velhos padrões brancos nos ambientes de mercado da música independente, criou o primeiro ambiente de mercado de música voltado a artistas negros, o Festival IMuNe, assinado pelo coletivo homônimo, do qual Bia faz parte. IMuNe promete tornar-se uma vitrine de talentos da cultura preta mineira, além de promessa de rota para a música preta brasileira na retomada do presencial. Neste talk, Bia Nogueira fala de representatividade feminina e negra na música, e trata dos desafios do trabalho em coletivos artísticos.

#FavelaTalks com Samantha Almeida
Uma das profissionais mais requeridas no mercado publicitário brasileiro atualmente, Samantha Almeida é diretora do Twitter Next Brasil, setor da tech americana ligado a estratégias para marcas. Nascida e criada na Rocinha/RJ, sua trajetória está ligada à diversidade e à proposição de uma publicidade inclusiva, que de fato represente a audiência. Samantha fala sobre a urgência da abertura do mercado às narrativas da diversidade. É uma honra contar com Samantha Almeida em nossa programação, podendo inspirar a juventude periférica a galgar bons espaços de fala e atuação profissional (e inspirar a sonhar também!).

Shows: Ellen Oléria (DF), Tássia Reis (SP) e A Dama do Pagode (BA)

Exposição Foto de Quebrada + Espaço Quebradas da Capital com o Mercadinho Criativo Periférico

 

 

Serviço – Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia 2021

 

Quando: 18 a 22 de agosto de 2021, a partir das 16h
Onde: Na sua casa, pela plataforma www.favelasounds.com.br
A programação é gratuita.

 [:]

Veja Mais
Arraste