[:pt]Craca exalta sua veia de instrumentista no single “Terceirizados”[:en]Craca exalta sua veia de instrumentista no single “Terceirizados”[:es]Craca exalta sua veia de instrumentista no single “Terceirizados”[:de]Craca exalta sua veia de instrumentista no single “Terceirizados”[:]
[:pt]
Desta vez, o multiartista deixa de lado as programações eletrônicas e empunha uma lendária Cigar Box Guitar.
A arte se adapta de acordo com a necessidade da situação, se inventa e reinventa. Está sendo assim na quarentena e foi assim em 1930, quando o mundo passava pela grande depressão. Sem a exportação de materiais foi criada a Cigar Box Guitar, uma guitarra feita de caixa de charutos e cabo de vassoura tocada com o bottle neck: um pescoço de garrafa de cerveja presa ao dedo. Usada por ícones do blues como Blind Willie Johnson e Muddy Waters. Em 2020, Craca resolveu trazer o instrumento para seu novo single/clipe, intitulado “Terceirizados”, lançado no dia 02 de julho.
No videoclipe, Craca toca uma Cigar Box Guitar (ao contrário de outros instrumentos ou traquitanas, esta não foi criada por ele) e faz uma brincadeira com a estética da quarentena onde proliferaram vídeos de músicos tocando “juntos à distância” (em tempos de live). Cada cena do clipe foi filmada do celular do artista, que posteriormente editou e mixou os áudios num único material.
“Terceirizados” mostra os takes reais utilizados na gravação da música. Mas, por tratar-se de uma linguagem de mashup e remix, há cortes, montagens e repetições evidentes que revelam o lado DIY (faça você mesmo), que hoje ganha nomes sofisticados como “cultura maker” ou “gambiarrologia”.
O percussionista Ivan Batucada foi convidado para complementar com pandeiro, congas e afoxé as linhas de guitarra, baixo acústico e programações eletrônicas que compõem o lúdico e despojado groove.
Craca nas redes:
Facebook | Instagram | Vimeo | YouTube
[:]