Skip links

[:pt]Boogarins, Tigre Dente de Sabre e Superdose com arte digital ao vivo no Samsung Conecta SP_Urban[:]

[:pt]

Obra “DUAL” Laura  Ramirez (Optika VJ)

No dia 17 de setembro, o Auditório Ibirapuera recebe a SAMSUNG CONECTA SP_URBAN, com projeções de obras digitais, além de performances áudio reativas e shows com live VJ sets. Grátis.

A programação continua na Cinemateca Brasileira no dia 15 de outubro.

No dia 17 de setembro a SAMSUNG CONECTA SP_URBAN ocupa toda a plateia externa do Auditório Ibirapuera com música e tecnologia. As bandas Boogarins, Tigre Dente de Sabre e Superdose farão apresentações especiais, munidas de arte digital de alto impacto visual. A fachada da construção de Oscar Niemeyer servirá de tela para obras visuais.

Os shows contam com live VJ set dos United VJ’s (responsáveis pelo video mapping da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro), do duo VJzaria, e com a performance áudio reativa de Muti Randolph, respectivamente.

 

O público ainda poderá ver performances e obras digitais visuais como “Fuga”, do VJ Vigas, primeiro lugar das três edições da competição VJ TORNA Internacional, considerada a Copa do mundo dos VJs. A programação é toda gratuita.

Investimentos via Lei de Incentivo à Cultura feitos pela SAMSUNG, inseridos na plataforma SAMSUNG CONECTA, possibilitaram a realização da SAMSUNG CONECTA SP_URBAN.

Cronograma:

A noite se inicia às 19h com “Mindscapes”, do artista multimídia Fernando Velázquez. A performance audiovisual generativa (com imagens e sons gerados ao vivo) explora a ideia de paisagem relacionada a atividade cerebral, ao pensamento e ao imaginário. Especula os diversos dispositivos e sistemas que influenciam o modo como percebemos o mundo, construímos o conhecimento e articulamos memórias.

A programação segue com Tigre Dente de Sabre, misturando música eletrônica e erudita com sintetizadores e beats explosivos, às 19h35. Os músicos são acompanhados do VJzaria, formado pelos artistas visuais brasileiros Vinícius Luz e Edgar Salmen, radicados em Dubai, e com projetos premiados em mais de 20 países.

Às 20h10, tem a banda de rock Superdose, que ganhou notoriedade no cenário musical após abrir turnês de bandas como Placebo, Stereophonics e Creed. O pocket show conta com o sistema áudio reativo Muti Randolph, para quem o som é imagem e as artes gráficas se tornam arquitetura.

O dia se encerra com a Banda de rock psicodélico Boogarins, que vem chamando a atenção da imprensa internacional como The Guardian e New York Times, e faz o primeiro show do Brasil depois de uma turnê de cinco meses por diversos países, às 20h50. Os músicos serão acompanhados pelo United VJ’s, responsáveis pelo video mapping da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O coletivo, encabeçado pelo brasileiro VJ Spetto e pelo português VJ Zaz, conta com artistas espalhados pelos quatro cantos do mundo e é reconhecido mundialmente pelo trabalho de video mapping, stage design e fulldome (360º).

Obras visuais:

No Auditório Ibirapuera ainda poderão ser vistas obras visuais como “Fuga”, do VJ Vigas, 1º lugar das 3 edições da competição VJ TORNA Internacional, considerada a Copa do mundo dos VJs, que foi criada especialmente a fachada do Auditório. A obra trabalha a ilusão de ótica como ponto principal, criando perspectivas virtuais e ampliando a ideia de tela plana.

“Mishap”, do United Vjs, contém imagens hipnotizantes de optical art e efeitos de animação gráfica, que chamam atenção do espectador pela intensidade das cores e formas que redefinem a supefície “plana” de projeção.

“Dual”, da colombiana Laura Ramirez, especialista em projetos de larga escala, é inspirada na cultura digital, nas redes sociais, na coleta de dados e no impacto da tecnologia nas relações interpessoais.

O espaço também é tela para diretora de imagem e VJ Juli Finkler, com “Desconstrução do Simples Desconstruído”, que se destaca pela fusão de várias tecnologias e remete aos elementos básicos do nosso cotidiano, que são tratados com descaso. Para isso, a artista gaúcha traça formas abstratas e coloridas do espaço urbano e sideral.
Já Luciana Nunes, que desenvolve projetos audiovisuais relacionados à música, arte e fotografia, apresenta “Soporos”. Com a técnica de time lapse a artista cria uma realidade na qual as imagens seguem o ritmo de uma grande cidade, onde, em meio ao caos, cenas cotidianas aparecem como um respiro.

A obra “Respire”, dos artistas multimídia Maunto Nasci e Marina Rebouças trata do estresse, da cobrança, de posts ininterruptos e é composta por uma sucessão acelerada imagens, sobreposição de efeitos visuais e frames da cultura pop massificada, gerando uma sensação de caos.

“Lagoglyphs”, de Eduardo Kac, internacionalmente reconhecido pela bioarte e pela arte da telepresença, retrata como a sociedade constrói a ideia de diferença.

Sobre a Samsung Conecta:

Pensando em criar o futuro e inspirar as pessoas por meio de sua tecnologia, a Samsung lançou oficialmente no país, no dia 11 de julho, a plataforma Samsung Conecta. Na ocasião, a empresa – que também é patrocinadora oficial do Cristo Redentor – iluminou de azul, a cor da marca, uma das Sete Maravilhas Modernas do Mundo. O patrocínio ao Cristo reforça a ligação da companhia com o Brasil e com as suas particularidades culturais, artísticas e desportivas. A plataforma surge para proporcionar experiências únicas aos consumidores, por meio da música, dos esportes e da tecnologia, reforçando o DNA inovador da empresa.

Samsung Conecta SP_Urban no Palco Externo do Auditório Ibirapuera
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 0, Parque do Ibirapuera – Portão 3, São Paulo/SP
Data: Sábado (17.09)
Horários:
19h – Obras Visuais
19h10 – Performance multimídia Mindscapes – Fernando Valazquez (20 min)
19h30 – Obras Visuais
19h35 – Show Tigre Dente de Sabre + Live VJ Set VJZARIA (30 min)
20h05 – Obras Visuais
20h10 – Show Superdose + sistema áudio reativo Muti Randolph (30 min)
20h40 – Obras Visuais
20h50 – Show Boogarins + Live VJ Set United Vjs (40 min)
Entrada: Gratuita
Número de lugares: 15 mil
Classificação: Livre
Estacionamento: No parque Zona Azul (R$ 3 por duas horas) das 8h às 18h.
Estacionamento gratuito para bicicletas.[:]

Veja Mais
Arraste