[:pt]BaianaSystem em vinil azul no NOIZE Record Club[:]
[:pt]
Seu toca-discos se tornará o ponto de encontro entre a Bahia e a Jamaica.
Tudo começou há nove anos…
O NOIZE Record Club anuncia o lançamento do LP BaianaSystem, o disco de estreia do grupo que se tornou um dos nomes mais importantes da música brasileira. Lançado em CD em 2010, o álbum agora se transforma em um vinil azul fosco.
Frevo, dub, chula, dancehall, raggamuffin e repente se tornam uma coisa só nessa obra que apresenta o DNA do BaianaSystem. “Menos é mais e nesse disco a gente conseguiu entender isso“, comenta o vocalista Russo Passapusso. “Tinha uma coisa mais crua nesse álbum“, explica Roberto Barreto, que idealizou o BaianaSystem a partir da pesquisa que fez ao buscar levar a guitarra baiana para novos espaços. Tradicionalmente, esse instrumento estava muito associado à história do carnaval na Bahia, mas Barreto uniu sua sonoridade à cultura dos mosaicos sonoros dos soundsystems jamaicanos dando origem ao coquetel explosivo da banda.
Tudo isso, e muito mais, é explicado em detalhes na revista NOIZE que acompanha esse vinil – e esse fluxo entre som e texto é algo muito importante para o BaianaSystem. “Entender o contexto é acessar a cultura e quebrar a corrente do tempo e espaço“, diz Russo Passapusso.
As máscaras se tornaram uma marca registrada da banda e os assinantes do NOIZE Record Club receberão, além do LP e da revista, uma máscara exclusiva feita pelo grupo em um processo artesanal. O vinil chegará na casa dos assinantes a partir da primeira quinzena de junho.
Sobre o NOIZE Record Club
Em 2014, a revista NOIZE criou o primeiro clube de assinaturas de discos de vinil da América Latina. De lá para cá, o NOIZE Record Club já lançou 13 edições exclusivas incluindo um LP e uma revista impressa que aborda o universo do álbum lançado. Os Afro-Sambas (1966), de Baden Powell e Vinicius de Moraes e 9 Luas (1996), d’Os Paralamas do Sucesso são alguns dos discos lançados pelo clube. Para entrar no clube, clique aqui.
[:]