Skip links

[:pt]O Bloco da Muda vai sair![:]

[:pt]

Bloco da Muda debuta no pré-Carnaval paulistano e anuncia ensaio aberto com convidados especiais

A bateria do bloco é formada por 132 novos ritmistas que se inscreveram em ação inédita e ganharam dez aulas de percussão, lecionadas por mestres carnavalescos.

A data da estreia do Bloco da Muda já está marcada no Calendário Oficial de Blocos da cidade de São Paulo: dia 18/02, sábado. A partir das 14h a concentração acontece na frente do Estúdio (Av. Pedroso de Morais 1.036). O bloco vai andar pela rua Prof. Antônio Malheiros, é gratuito e promete embalar o bairro de Pinheiros com clássicos carnavalescos como: “Bandeira Branca”, “Ala Lá ô”, “Vai Vadiar”, “Cidade Maravilhosa”, “Vou Deitar e Rolar”, entre muitos outros.

Dois dias antes, acontece um ensaio aberto. No dia 16/02 (quinta-feira), na parte interna do Estúdio, os 132 integrantes da bateria do bloco serão coroados como verdadeiros ritmistas. Isso porque todos eles foram parar ali através de uma ação inédita no carnaval da cidade: a Muda Cultural abriu inscrições gratuitas para quem quisesse se aventurar na bateria de um bloco carnavalesco. Os selecionados ganharam dez oficinas gratuitas de percussão durante os meses de janeiro e fevereiro. Veja as fotos no facebook da Muda Cultural.

“Nós frequentamos e trabalhamos com blocos há alguns carnavais e sempre houve uma vontade de disponibilizar atividades de percussão gratuitas como forma de democratizar o acesso à cultura. Em 2017, felizmente conseguiremos colocar o nosso bloco na rua!”, afirma Ítalo Azevedo, da Muda Cultural.

Além do Bloco da Muda, a festa do dia 16 contará também com o bloco carioca Chinelo de Dedo, DJ Chade e A Espetacular Charanga do França: comandada pelo saxofonista e compositor Thiago França (Metá-Metá), que propõe uma releitura das tradicionais charangas brasileiras com a inclusão de ritmos como: cumbia, maxixe, samba e ragga, entre composições próprias e clássicos. São 7 músicos de sopro e percussão.

Sobre a ação:

Mais uma vez a Muda Cultural começa o ano com novidades para o Carnaval paulistano. O Bloco da Muda vai estrear nas ruas de São Paulo durante o pré-carnaval com uma bateria composta por 132 ritmistas que se inscreveram de forma gratuita e ganharam dez oficinas de percussão durante os meses de janeiro e fevereiro.

O projeto – que é uma continuação do Carnaval da Muda 2016 – conta com o patrocínio da 51 Ice, realização da Muda Cultural, apoio do Samba em Rede e parceria da 3 apitos.

“O Carnaval de Rua de SP tem tudo para se tornar o maior Carnaval do Brasil, é o evento mais democrático que a cidade pode receber. Fazer parte deste movimento importante de ocupação do espaço público aliado a um momento de êxtase e alegria da população é sempre um prazer e uma responsabilidade”, aponta Ítalo Azevedo, da Muda Cultural.

As oficinas estão sendo comandadas pelo mestre carioca Rodrigo Moreira, idealizador do bloco Chinelo de Dedo e integrante do bloco Quizomba. Além de diretor artístico do Bloco da Muda, Moreira ensina a tocar surdo. Os outros professores que lecionam os ritmos base para o repertório de samba e marchinhas são: Brena de Jesus (agogô), Raphael Moreira (repinique), Willian GP (chocalho), Pedro Moreira (tamborim) e Juninho Percussa (caixa).

O objetivo é fazer com que os alunos terminem as dez aulas de percussão tocando clássicos carnavalescos.

Confira abaixo a programação do Bloco da Muda 2017:

16/02 – Ensaio aberto

Local: Estúdio
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 1036 – Pinheiros
Horário: das 20h às 3h
Artistas convidados: Espetacular Charanga do França, comandada pelo instrumentista Thiago França (Metá-Metá), Bloco Chinelo de Dedo (RJ) e DJ Chade
Ingressos: R$ 5,00 (antecipado) / R$ 10 (no local)
Venda online:
https://www.ingresse.com/ingressos-bloco-da-muda-convida-2017
Capacidade: 1200 pessoas

18/02 – Desfile do Bloco da Muda

Concentração: na frente do Estúdio – Av. Pedroso de Morais, 1036 – Pinheiros
Horário: das 14h às 18h
Gratuito

Patrocínio: 51 Ice

Saiba mais sobre o Carnaval da Muda do ano passado clicando aqui.[:]

Veja Mais
Arraste