[:pt]Gal Costa, BaianaSystem e Elza Soares são atrações do Festival Satélite061, em Brasília[:]
[:pt]
Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria de Cultura, Governo de Brasília e Vivo Apresentam…
FESTIVAL SATÉLITE061 – 5ª EDIÇÃO
Pela 5ª vez, o Festival Satélite061 volta as antenas culturais do Brasil para a capital federal. Entre os dias 14 e 25 de setembro, o maior e mais representativo festival de música, artes e comportamento do DF acontece sob o tema “Diversidade e Empoderamento”. Seu line up, escolhido a dedo e totalmente gratuito, converte esses dois conceitos em música – pois esta liberta e quebra barreiras. E assim o satélite transforma sua carga política, social e comportamental em diversão e leveza. O Festival Satélite061 – que tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma – proporciona a comunicação que ultrapassa fronteiras, que une, articula e empodera.
Em 2016, o Satélite061 considera as narrativas dos artistas independentes. “Recusamos aquelas que são prevalentes e que passam pela representação vitimizada, hipersexualizada e estereotipada. Ou seja, as que estão construídas a partir do pensamento racista/sexista ainda dominante na nossa sociedade”, afirma Marta Carvalho, idealizadora e curadora do Festival. “É preciso irradiar o protagonismo de bandas e artistas que trazem ideias de transformação”, diz.
No palco Satélite 061, Elza Soares e Gal Costa representam as grandes mulheres do Brasil. Aquelas que atravessaram tempestades e consolidaram-se referência máxima da cultura verde e amarela, aqui e no exterior.
No festival, Gal Costa faz o espetáculo intimista “Espelho d’Água” acompanhada apenas pelo violonista e guitarrista carioca Guilherme Monteiro. O roteiro se concentra nos temas que se tornaram clássicos na voz da cantora. Elza Soares chega com seu disco A Mulher do Fim do Mundo, tido como um dos melhores discos do ano passado, segundo a crítica nacional.
A cultura afro brasileira – o suíngue da mistura de tupi com sangue de nagô – vem muito bem representada por nomes como: Evandro Fióti (com participação especial de seu irmão, Emicida) e sua estreia discográfica, Gente Bonita. E o veterano Di Melo, o imorrível rei do balanço e parceiro de Jorge Ben Jor em tantas canções.
O BaianaSystem lança seu segundo disco, Duas Cidades, na capital federal. Este, que é um dos mais comentados e bem recebidos álbuns deste ano, representa o movimento do underground para a massa. Arte sonora, visual e reflexiva. Arte mutante, com disposição de arriscar, pra ver aonde vai dar.
Outro que bebe na fonte do underground é Guizado, representante do nu jazz brasileiro, que volta a Brasília com o disco O Voo do Dragão. Suas trilhas sonoras são arrebatadoras e inclassificáveis: ele mistura jazz com punk e beats sintéticos de uma forma muito própria.
As Bahias e a Cozinha Mineira, uma das melhores revelações que a cena da música brasileira nos proporcionou durante o último ano debuta em Brasília com o aclamado disco Mulher. Munidas de um show poderosíssimo, as duas vocalistas baianas Raquel Virgínia e Assucena Assucena identificam e esmiúçam todas as formas de expressão das mulheres em palco.
O rock, ritmo subversivo e eternamente jovem vem muito bem representado pelos veteranos Autoramas e o disco, O Futuro dos Autoramas. Donos de um rock’n roll dançante, todos os anos eles provam que a independência mercadológica não os impede de serem uma das bandas brasileiras que mais toca no exterior.
A musa indie uruguaia Phoro completa o time com sua sonoridade eletrônica e melódica. Baixos bpms e uma voz suave fazem da moça um dos grandes destaques da cena eletrônica do Uruguai.
O que rolou na edição passada do festival:
Além destes, o Satélite061 abre espaço para as novas bandas do DF. O compromisso em fomentar a cena local começa por uma convocatória, onde centenas de inscritos concorrem a um horário no line up do Palco Satélite061, o principal. Incomumente, o Satélite061 coloca estes novos destaques da cena local espalhados entre as atrações consagradas. Veja abaixo os selecionados:
Além de dois dias (24 e 25 de setembro) de shows gratuitos no palco Satélite061, o festival conta com o espaço Anteninha, voltado para as crianças.
Já Palco Radiofusão, com curadoria de DJ Donna, ocupa o Mezanino da Torre de TV. Esta grande pista de dança apresenta DJs, produtores e coletivos vindos de várias cidades do Brasil. Este acontece também nos dias 24 e 25 de Setembrono mesmo local dos espaços citados acima, a Torre de TV.
A programação paralela, do Palco Radar de Artes Cênicas, entre os dias 14 e 25 de setembro, vai acontecer no Teatro Sesc Garagem (913 sul), e no Centro Universitário IESB (614 sul) com workshops e espetáculos de dança.
Seguindo o enorme sucesso da edição do ano passado, quando reuniu 45 mil pessoas, o Satélite061 volta à Torre de TV para construir redes de informação pautadas na cosmovisão da diversidade. Como se cada ser do mundo estivesse altamente conectado, pelo fato de ser negro, negra, homossexual, transgênero, hétero ou o que desejar ser.
Programação:
TORRE DE TV
24 DE SETEMBRO DE 2016 (SÁBADO)
PALCO SATÉLITE061
16h- Nova Raíz (DF)
17h- Som de Papel (DF)
18h- Filhos de Dona Maria (DF)
19h- Di Mello
20h- Phoro (URU)
21h- Fióti
22h- Consuelo (DF)
23h15- BaianaSystem
00h30- Elza Soares
02h – ENCERRAMENTO
PALCO RADIOFUSÃO das 16h às 03h
BOOM BAP (DF)
DJ Xaxim
DJ Eric Beats
DJ Emanu
DJ Janna
DJ TAP
PROJETO DUAFE
DJ Donna, Larissa Umaytá e Jocelene Gomes (DF)
Gabriela Ziriguidum (RJ)
ROCKMASTER PARTY (SP)
DJ MF
DJ André Rockmaster
DJ Nyack
Drik Barbosa (SP)
DJ Mauro Telefunksoul (SSA)
CONFRONTO SOUND SYSTEM (DF)
ESPAÇO ANTENINHA
15h às 19h – Atividades formativas para crianças
TORRE DE TV
25 DE SETEMBRO DE 2016 (DOMINGO)
PALCO SATÉLITE061
15h- Thabata Lorena (DF)
16h- Caê Maia (DF)
16h40- Marssal (DF)
18h- Autoramas
19h- Joe Silhueta (DF)
20h- Guizado
21h- As Bahias e a Cozinha Mineira
22h15- Gal Costa
23h15- ENCERRAMENTO
PALCO RADIOFUSÃO das 16h à meia noite
DJ Leo Zulu (DF)
DJ Ocimar (DF)
MAKOSSA (DF)
DJ Jamaika
DJ Leandro Vitrola (SSA)
DJ Tamy (RJ)
DJ Typá (SP)
CAMBALACHO (CWB)
DJ Jeff Bass
DJ Anaum
MC Rafinha Bravoz é o apresentador do line-up do Palco Radiofusão, nos 2 dias.
ESPAÇO ANTENINHA
15h às 19h – Atividades formativas para crianças
TEATRO SESC GARAGEM
PALCO RADAR
14 à 18 DE SETEMBRO DE 2016
Endereço: W4 Sul Quadra 713/913 Lote F, s/nº – SHCS,
Dias 14 e 15/09, às 20h: #Passinho – CI.: Livre
Dia 15/09, das 10h às 13h: Oficina de Dança Contemporânea com Lavinia Bizzotto
Dia 16/09, às 16h e às 20h: Réquiem para Dois – CI.: Livre
Dia 17/09, às 20h: Daily Madness
Dia 18/09, às 20h: Velejando Desertos Remotos – CI.: Livre
Centro Universitário IESB
PALCO RADAR
15 à 22 DE SETEMBRO DE 2016
Endereço: SGAS Quadra 613/614, Lotes 97 e 98 L2 Sul – SHCS, Centro de Artes Cênicas.
Dia 15/09, das 14h às 16h: Oficina de Dança Contemporânea, com Ricardo Risuenho
Dia 15/09, das 17h às 19h: Palestra sobre Método MMS de Dança Contemporânea, com
Ricardo Risuenho
Dia 16/09, das 14h às 17: Oficina de Dança e Osteopatia, com Tobias Draeger
De 19 a 22/09, das 14h às 18h: Oficina de Técnica de Clown, Ana Luiz Bellacosta
Serviço 5º festival Satélite061:
14 a 25 de setembro de 2016
Brasília – DF
Locais:
Torre de TV = Palcos Satélite061, Radiofusão e Anteninha;
Teatro Sesc Garagem e Centro Universitário IESB = Palco Radar
Endereços:
Torre de TV – Eixo Monumental, s/n – Jardim Burle Marx;
Teatro SESC Garagem – W4 Sul Quadra 713/913 Lote F, s/nº – SHCS;
Centro Universitário IESB – SGAS Quadra 613/614, Lotes 97 e 98 L2 Sul – SHCS, Centro de Artes Cênicas.
Entrada franca
Atividades gratuitas
Patrocínio: VIVO, Fundação Nacional de Artes-FUNARTE, Secretaria de Cultura e Governo de Brasília
Realização: Ossos do Oficio
O projeto foi contemplado no Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015[:]