[:pt]LuKaSH lança seu segundo disco: “VENTA”[:]
[:pt]
O ator e cantor evoca a ancestralidade, as forças da natureza e os ventos dos novos tempos no álbum que nasce em 22 de maio.
LuKaSH é um cronista de seu tempo que usa a arte como instrumento de aprendizado e educação. Para tocar em temas urgentes sem deixar de lado a beleza, o ator, diretor, cantor e compositor, mantém as antenas ligadas ao global e as raízes bem fincadas na nossa ancestralidade afro-indígena. E foi com base na “Terra Brasil” que LuKaSH criou VENTA, seu segundo disco. Suas 11 faixas evocam a alquimia da vida, a evolução coletiva, a transcendência. O álbum é lançado no dia 22 de maio, justamente num momento de mudança na vida do artista.
** Escute VENTA **
https://onerpm.com/al/2505089137
O primeiro single lançado, “Super Lua”, anunciou a despedida da residência do Rio de Janeiro. O clipe foi totalmente feito em fitas VHS originais. A música também entrou para a trilha sonora do filme NOIA (realizado pela VOID), com surfistas australianos para o Canal OFF.
Assista “Super Lua”:
O segundo single de VENTA é “Asa Negra”, faixa que marca a chegada na nova casa, em São Paulo. “As cenas de natureza foram todas rodadas na Praça Diogo do Amaral, que possui uma fonte de água límpida (Fonte da Água Preta) em plena Vila Pompeia”, comenta LuKaSH. As cenas das artistas Ava Rocha e Mafalda Pequenino foram rodadas no meio do bloco Ilú Obá de Min na região da Cracolândia.
Assista “Asa Negra”:
Durante a audição de VENTA, nota-se referências ao mito indígena “Tupã” (Deus do Trovão), ao poeta da contracultura “Torquato Neto”, à “Rainha do Mar” Yemanjá e, claro, o protesto de “Filha da Luta”. A sonoridade singular abriga rock progressivo, samba, psicodelia, jazz, bossa nova, vanguarda paulista e afrobeat, com um pé fincado na tropicália e outro no drama do teatro. O disco é uma viagem deliciosa entre os mundos interior e exterior. Uma mistura de Glauber Rocha com David Lynch. Pura transcendência, com uma pesquisa profunda de timbragens e viradas inusitadas.
O desejo de LuKaSH, enquanto artista, é “contribuir para a transformação coletiva e combater a desigualdade e injustiça que assolam nosso país e assassinam nossas potências enquanto Povo”.
Show de Lançamento no Rio de Janeiro:
Data: 28 de junho
Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema – Rio de Janeiro
Horário: 20h
Preço: R$ 30 (meia R$ 15)
(21) 2267-3750
Biografia:
Lucas Weglinski é cria do mítico Teatro Oficina Uzyna Uzona, em São Paulo. Foi braço direito de Zé Celso Martinez Correa, colaborou na criação de dramaturgias e foi ator em dezenas de peças da companhia, onde atuou também como diretor executivo, estrategista e cineasta.
Em 2012, de volta ao Rio de Janeiro, fundou sua companhia teatral no Morro dos Prazeres. Com a Cia dos Prazeres, escreveu e dirigiu 9 óperas populares com os moradores do Morro e outros atores consagrados de RJ e SP. Lucas realiza projetos culturais em favelas do Rio de Janeiro e também em aldeias indígenas e pelo sertnao do Brasil.
Todos esses projetos nascem da realização de oficinas para crianças e jovens em situação de risco social. Ali são transmitidos todos os conhecimentos de Teatro, Cinema e Música. Ao final são construídos espetáculos com esses jovens, apresentados para o grande público. Os alunos têm a possibilidade de despertar suas potencias adormecidas por esta sociedade doente na qual vivemos e que trata suas crianças e jovens pobres como lixo! – afirma Lucas Weglinski.
Em 2015, Lucas começa a flertar com a música e apresenta um tributo a Dick Farney, que foi um sucesso, lotando o Teatro de Arena do Sesc Copacabana e o Centro de Referência da Música Carioca na Tijuca.
Em agosto de 2016, o codinome LuKaSH surge junto ao seu debut fonográfico, totalmente independente: o disco FoGo. O lançamento foi sucesso de crítica, com destaque nos principais veículos como Rolling Stone, Folha de S. Paulo e Billboard. Seu primeiro single “Árvore” (com Ava Rocha) foi apontado pela New Yeah Música como o melhor do mês, junto com “Delação Premiada” da Mc Carol. A canção “HÉLIOGABAALO” figurou na programação da MTV.
Em 2018 acontece o lançamento de seu segundo álbum: VENTA. No dia 22 de maio, LuKaSH volta num disco inteiramente autoral e inédito. VENTA já venta sem pressa. Na palavras do produtor musical Marcos Campello: “VENTA parte da premissa de ser um disco fluido, flexível, cheio de brechas e vãos por onde circulam os mais raros animais sonoros. Suas canções atravessam, gentil ou brutalmente, quaisquer barreiras, tal como o vento que anuncia a mudança.”
Ainda em 2018, LuKaSH se une ao cineasta especialista em música Joaquim Castro (que produziu o clipe “Asa Negra” e tem trabalhos com Ney Matogrosso, Jards Macalé, Dominguinhos e Hermeto Paschoal no currículo) para dirigir e montar o novo longa metragem sobre os 60 anos do Teatro Oficina. O lançamento está previsto para o segundo semestre.
Ficha Técnica:
VENTA – LuKaSH
Produção Musical e Arranjos: Marcos Campello
Gravação, Mix e Master: Martin Scian (Espaço Sideral)
Produção Executiva: LuKaSH
Arte Gráfica: Ava Rocha e Joana Dutra
Ilustração de Antonio Sobral.
Foto: Douglas Garcia
1-QUETZACOATL – 4:17
BX LWL 18-00002 | UBC
Compositor: LuKaSH
Lukash-voz
Marcos Campello-guitarra, sintetizador e percussão
Thiago nassif-guitarra
Felipe Zenicola-baixo
Marcelo Callado-bateria
2-OLHO- RAIO – 3:45
BX LWL 18-00003 | UBC
Compositor: Marcos Campello
Lukash-voz
Marcos Campello-guitarra, baixo, sintetizador, percussão
Marcelo Callado-bateria, percussão
3-TUPÃ – 3:33
BX LWL 18-00004 | UBC
Compositor: LuKaSH
Lukash-voz
Lis Castelo Branco-coro
Marcos Campello-craviola, charango, guitarra, bandolim,
sintetizador e percussão
Thiago Nassif-guitarra
Felipe Zenicola-baixo
Rodrigo Maré Souza-percussão
4-TORQUATO – 4:45
BX LWL 18-00005 | UBC
Compositor: LuKaSH
Lukash-voz
Marcos Campello-violão, guitarra, baixo, palmas
Thiago nassif-guitarra, palmas
Daniel Carlos Fernandes-bateria
Rodrigo Maré Souza-percussão
André Ramos-saxofone
Martin Scian-cello, piano
5-ESTRANGEIRO – 3:40
BX LWL 18-00006 | UBC
Compositor: LuKaSH
Lukash-voz
Marcos Campello-guitarra, violão, baixo
Felipe Zenicola-baixo
Marcelo Callado-bateria, percussão, charango
6-BRISA FLOR – 3:30
BX LWL 18-00007 | UBC
Compositores: Antonio Neves e LuKaSH
Lukash-voz, assobios
Marcos Campello-guitarra, baixo, sintetizador, percussão, bateria
Thiago Nassif-guitarra havaiana
Lis Castelo Branco-bateria
7-ASA NEGRA – 4:30
BX LWL 18-00001 | UBC
Compositor: LuKaSH
voz-Lukash
Marcos Campello-guitarra, violão e palmas
Thiago Nassif-guitarra
Felipe Zenicola-baixo
Mari Romano-clarineta
Frederico Santiago-bateria
Rodrigo “Pacato” Silva-percussão
8-RAINHA DO MAR – 4:22
BX LWL 18-00008 | UBC
Compositor: LuKaSH
Lukash-voz, assobios
Marcos Campello-violão, baixo, palmas, balalaika com arco
Felipe Zenicola-baixo
Thiago Nassif-guitarra
Renato Godoy-bateria
André Ramos-sax tenor e barítono
9-FILHA DA LUTA – 4:14
BX LWL 18-00009 | UBC
Compositor: LuKaSH
Lukash-voz
Thiago Nassif-guitarra
Marcos Campello-guitarra, violão, sintetizador, percussão
Rodrigo Maré Souza-percussão
Felipe Zicola-baixo, percusão
Marcelo Callado-bateria
10-ASTRONAUTA – 5:09
BX LWL 18-00010 | UBC
Compositor: LuKaSH
Lukash-voz
Marcos Campello-violão
Bartolo-sintetizador
11-SUPERLUA – 2:34
BX LWL 17-00001 | UBC
Compositor: LuKaSH
LuKaSH-voz
Marcos Campello-guitarras e sintetizador
Thiago Nassif-guitarra
Felipe Zenicola-baixo
Frederico Santiago-bateria
Alexander Zhemchuzhnikov-sax tenor
Andre Ramos-sax barítono
Redes Sociais LuKaSH:
Facebook | YouTube | Instagram
[:]